Produção de farinha dos EUA é a menor em 14 anos
As unidades industriais operaram, em média, com 85,2% da capacidade
As unidades industriais operaram, em média, com 85,2% da capacidade - Foto: Pixabay
A produção de farinha dos Estados Unidos apresentou retração no último ano, interrompendo um movimento pontual de crescimento observado anteriormente e levando o volume anual ao menor patamar em mais de uma década. O desempenho mais fraco foi acompanhado por redução no ritmo ao longo dos trimestres e por menor utilização da capacidade instalada da indústria moageira.
Dados divulgados no início de fevereiro pelo órgão estatístico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indicam que a produção de farinha em 2025 somou 419,231 milhões de cwts, queda de 3,964 milhões de cwts, ou 0,9%, em relação a 2024. O resultado eliminou integralmente o avanço registrado no ano anterior e levou o total anual ao menor nível desde 2011, quando foram produzidos 411,745 milhões de cwts. O desempenho refletiu recuos sucessivos nos três primeiros trimestres do ano, com quedas de 0,1%, 1,9% e 1,1%, respectivamente.
No quarto trimestre, a produção alcançou 104,712 milhões de cwts, volume 0,6% inferior ao do mesmo período do ano anterior e o mais baixo para um intervalo entre outubro e dezembro desde 2009. As unidades industriais operaram, em média, com 85,2% da capacidade de seis dias ao longo do ano, abaixo dos 85,8% registrados em 2024 e no menor nível desde 2019. No último trimestre, a taxa caiu para 84,9%, apesar da capacidade diária ter aumentado na comparação anual.
A produção de sêmola totalizou 31,377 milhões de cwts em 2025, recuo de 0,4%, com queda mais acentuada no quarto trimestre. Já a farinha integral somou 17,451 milhões de cwts no ano, retração de 4,3%, mantendo a tendência de menor volume também nos meses finais.